DICA DE LEITURA: escritora Marilene Taubner lançará o livro “O galo comilão e a galinha Pió”



DICA DE LEITURA: escritora Marilene Taubner lançará o livro “O galo comilão e a galinha Pió”

O livro o Galo comilão e a galinha Pió será lançado no dia 05 de dezembro

  • É inegável a importância que a literatura infantil tem na formação do hábito de leitura de crianças com idade entre 4 a 10 anos. É na infância que os hábitos se formam e o manuseio de livros infantis e infanto-juvenis possibilitam, nessa camada da população, o desenvolvimento da imaginação, dos sentimentos e das emoções de forma lúdica e significativa.

    No Brasil, a partir dos anos 70, a literatura infantil ganhou novo enfoque, com um olhar mais abrangente sobre os temas abordados, valorizando a aventura, a natureza, o cotidiano, a família, a escola, o esporte, as brincadeiras, as minorias raciais, além de infinitos assuntos.

    Pensando nesses avanços, a escritora Marilene Teubner, vai lançar no dia 5 de dezembro, a obra infantil “O galo Comilão e a galinha Pió”. Visando despertar o interesse dos professores em trabalhar dentro da sala de aula com a obra, acompanha a publicação um Caderno de Atividades, pedagogicamente elaborado, contendo atividades de leitura, escrita, interpretação textual, desenho e pintura, entre outras.

    A exploração do tema férias, com o passeio das personagens principais a um sitio, foi estrategicamente pensado com o objetivo de “desligar” as crianças do excesso de tecnologia, trazendo-as de volta a um mundo simples, onde se respira ar puro e a natureza impera. Um lugar onde não se tem pressa, onde se ouve o canto dos pássaros e onde se pega fruta no pé. 

    Vale ainda correr pelo sítio, alimentar os animais, tirar leite da vaca, observar as plantas e mexer com a terra. Melhor ainda quando nesse sítio encontramos uma avó carinhosa, que além de preparar deliciosos quitutes, ainda conta histórias maravilhosas para as netas.

    O kit obra + encarte pedagógico já valeria o investimento, mas a autora foi além e inseriu na obra, conteúdos da educação infantil, tais como a escolha do nome e a identidade. No momento em que as personagens dão nome aos animais, elas são alertadas pela avó para a importância de se ter um nome. Curiosas, após as férias, ficaram de investigar sobre a origem de seus nomes.

    Sem dúvida, trata-se de um excelente material que pode ser adotado tranquilamente por qualquer escola, pois a obra, os conteúdos abordados, a ilustração primorosa de Vivian Saad e o encarte pedagógico que a acompanha, são instrumentos que por certo favorecerão a aprendizagem e a formação do hábito de leitura dos alunos da educação infantil.

     


    A escritora Marilene Taubner apresenta seu livro O galo comilão e a galinha Pió

     

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda