NEWBORN: Eduardo Almeida e seu dom nato de amor pela fotografia e por bebês



NEWBORN: Eduardo Almeida e seu dom nato de amor pela fotografia e por bebês

O fotógrafo Eduardo Almeida fala sobre seu trabalho e amor pelas crianças

  •  


    Eduardo Francis de Almeida, ou Eduardo Almeida, se você preferir, ficou conhecido em toda a região e até em estados vizinhos, por unir o amor pela fotografia ao amor pelas crianças. Sim, ele adotou a técnica de ensaios com bebês, chamadas de Newborn Lifestyle, trazendo para o seu dia a dia, todo o encantamento, alegria, magia e sedução que essa arte pode proporcionar, não apenas ao fotógrafo, mas também aos pais da criança, que eternizam os primeiros quinze dias de vida de seus pequeninos.
    ​O texto pode ser longo, mas o assunto é apaixonante e você não vai querer parar de ler. eu garanto, vem junto saber!
    Eduardo, além do dom da fotografia, tem formação e experiência na área. Em 2004, se formou no Magistério e, em 2007, em Pedagogia, pela Fundação Educacional de Fernandópolis. Há três anos fez da fotografia sua profissão e integra a equipe do Stúdio Marcos Oliveira, mas antes disso, atuou como docente em salas de aula de Fernandópolis e São José do Rio Preto. O amor e carinho pelas crianças, portanto, sempre fizeram parte de sua vida. Como ele mesmo define, “lidar com recém-nascidos é, ao mesmo tempo, muito apaixonante e delicado. O bebê é muito frágil e, muitas expectativas são colocadas pelos pais na hora de realizar um ensaio, tanto pelas fotos, quanto pelo profissional. Eles estão entregando o seu bem mais precioso nas mãos de outra pessoa, que muitas vezes, acabaram de conhecer. Por isso, é muito importante que todos os cuidados com os bebês sejam praticados: posicionamento na sessão, aspectos fisiológicos que devem ser considerados, particularidades de cada recém-nascido, reflexo da posição que o bebê se encontrava durante a gestação, entre outros”.
    Para quem não conhece, o fotógrafo explica que a técnica da fotografia Newborn consiste em eternizar em imagens os primeiros dias de vida da criança, seus detalhes e suas características de recém-nascido. Por isso que o recomendado é que a sessão seja realizada até o 15ª dia de vida da criança, pois ela ainda preserva as características, dorme mais, não sente muitas dores e cólicas. “Já fotografei Newborn com recém-nascido de 3 dias de vida, e outros até próximos de completarem um mês, porém, quanto antes a sessão for realizada, melhor”.
    Eduardo revela que sempre foi um apaixonado por crianças e esse amor pode ter sido herdado pelo fato de pertencer a uma família muito grande e cheia delas. Ingressou no universo da pedagogia, voltado à área infantil, muito cedo, aos 18 anos. “No universo infantil, principalmente em escolas de educação infantil, é muito incomum a presença de profissionais do sexo masculino, e isso sempre me diferenciou. As crianças de todos os lugares por onde passei, sempre foram muito apegadas a mim, mantenho contato com muitas pessoas e alunos da minha época de professor. Atualmente, no meu convívio fotográfico com as crianças o relacionamento é muito bom, as mães já perdem o receio assim que me conhecem. Grande parte diz que quer me levar pra casa depois para poder cuidar e acalmar seus bebês durante as noites mais agitadas”.
    Conhecer todos os aspectos fisiológicos para garantir a segurança do ensaio, as fragilidades, os cuidados com posicionamento, com umbigo, já que muitas vezes na sessão ele ainda nem caiu, temperaturas, alimentação é fundamental para que o profissional se diferencie no mercado, como acontece com o renomado Eduardo Almeida. Conhecimento e aprimoramento também fazem toda a diferença, tanto que o profissional do Studio Marcos Oliveira estuda muito sobre o assunto. Livros, vídeos, estudos presenciais, workshops com profissionais renomados fazem parte de sua rotina. Recentemente, esteve em São Paulo participando de um congresso com uma das profissionais mais admiradas do Brasil, Bel Ferreira, de quem Eduardo se declara fã.
    Por falar nisso, entre os profissionais admirados e que são referência para Eduardo estão, além de Bel Ferreira, de Curitiba-PR, Laura Alzueta, de São Paulo e Paloma Schell, de Florianópolis-SC. 
    Com relação às técnicas utilizadas, além do dom, Eduardo disse que sempre realiza os ensaios fazendo uso de luz natural, não utiliza flashes, observa a temperatura para que esteja de acordo com as necessidades do bebê.
    Indagado sobre o que um fotógrafo Newborn precisa ter, Dú foi enfático: paciência, persistência, cuidado e muito amor pelo que está fazendo. Ele ressaltou ainda a emoção dos papais. “É um momento em que as sensibilidades estão afloradas, pois acabaram de passar pelo milagre da maternidade e da gestação. Cada olhar para a criança e cada reação nova que ela esboça é uma nova emoção, e olhar para o bebê com uma produção específica ou em alguma pose para foto emociona bastante, além de se encantarem com o resultado final do trabalho”. Realmente, sendo pai ou não, não existe quem não se encante ou emocione ao ver o resultado de um ensaio Newborn que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.
    Pais dizem que o Newborn está muito além da moda. Segundo eles, é uma recordação muito especial que não existia até poucos anos e esta fase do bebê passa muito depressa. A feição, corpinho, tamanho, tudo muda muito rápido, e ter esta fase eternizada em fotos é muito encantador, uma lembrança eterna deste momento, segundo um casal de pais que estava fotografando minutos antes da entrevista para o 2DZ.
    Nesse momento Eduardo se emocionou e contou o que sente ao fotografar crianças que acabaram de vim ao mundo. “É sempre uma emoção e uma alegria ter uma nova vida, tão pequena e tão frágil em meus braços. É tanta delicadeza e fragilidade aos meus cuidados que é inevitável se sentir privilegiado, por isso, sempre faço o melhor que posso a cada ensaio, para além de corresponder às expectativas dos pais, poder me realizar naquilo que eu faço”. Ele emendou: “A fotografia é uma arma maravilhosa, ela tem o poder de capturar um momento para a eternidade, aliando isso a este momento tão singular quanto o nascimento de uma vida é maravilhoso, apaixonante”.
    Agora que você sabe um pouco mais sobre esse profissional de sucesso e que realiza o trabalho mais “cuti-cuti” e cheio de encanto e ternura, vem junto ver um pouco do acervo de fotografias que estão emocionando e deixando papais e mamães “babando” e não querendo tirar os olhos.


    Eduardo Almeida, o fotógrafo especializado em Newborn mais concorrido da região é requisitado até em outros Estados


    O dom e o amor pelas crianças e pela fotografia consagraram Eduardo Almeida

     

     

     


     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda