CAFÉ FILOSÓFICO: realizado pelos colégios Anglo Jales e Cooperjales Objetivo, o evento chega à 10ª edição com o tema: Inteligência Artificial



CAFÉ FILOSÓFICO: realizado pelos colégios Anglo Jales e Cooperjales Objetivo, o evento chega à 10ª edição com o tema: Inteligência Artificial
  • O Café Filosófico, idealizado pelo professor Willie Schio Barbosa, faz parte do calendário anual dos dois colégios e é sempre muito esperado pelos alunos do Ensino Médio. Em sua 10ª edição, neste ano o tema abordado foi “Inteligência Artificial”. Alunos, professores, coordenadoras e gestoras dos Colégios Anglo de Jales e Cooperjales Objetivo participaram dessa importante reflexão.
    O debate foi realizado na Câmara Municipal de Jales, no dia 24 de outubro e contou com a presença de profissionais de 4 áreas distintas, que refletiram sobre esse tema polêmico, que divide opiniões pelo mundo inteiro: Raynner Antonio Toschi Silva, formado em Administração de Empresas e Ciências da Computação. Raynner é instrutor do Senai-SP para a Área de Computação em Nuvem e participou de Missões Brasil/EUA para visitar as principais empresas de tecnologia do mundo; Dr. Augusto Testi Paes, Bacharel em Direito, Pós-graduando em Direito Penal e em Direito Processual Penal, Advogado, com experiência em direito contencioso e consultivo, nas áreas Cível, Consumidor, Penal e Empresarial; Letícia Lopes Perfetto, Graduada em Psicologia, Pós- graduanda em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica e Luis Antônio Maiolo, Professor de História da Rede Particular de Ensino.
    Esses profissionais puderam expor o seu ponto de vista em relação ao tema, que apesar de trazer inúmeros benefícios e avanços importantes em diversas áreas, muito se debate a respeito dos limites éticos e do papel que a IA desempenha na nossa sociedade atual. O equilíbrio entre a Inteligência Humana e Inteligência Artificial, as perspectivas para esse futuro, como a IA vem impactando as relações sociais e diversos processos organizacionais, foram discutidos pelos nossos palestrantes e também pelos alunos, que formularam perguntas, possibilitando uma excelente interação e troca de experiências.
    Para o Professor Maiolo, “a abordagem do tema suscitou vários assuntos que nos faz refletir sobre a importância dessa ferramenta em nosso cotidiano. Tudo tem a sua ambivalência, ou seja, os prós e contras, inserir essas questões no debate, nos direciona a repensar sobre o uso dessas tecnologias e também nos colocar em uma posição de mudança de postura principalmente dos educadores que podem e devem usar essas ferramentas de forma didática e inclusiva em suas aulas. Conhecer para poder instruir esse é o lema proposto para todos. Portanto, devemos entender que as mudanças são inevitáveis em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia, porém, as relações sociais entre os seres se tornam cada vez mais essencial e insubstituível.”
    Letícia, que já esteve do outro lado, como aluna, enfatizou: “Desde quando participava do Café Filosófico como aluna espectadora, achava esse evento um sucesso, dessa vez, como psicóloga palestrante, não foi diferente. A Inteligência Artificial tem diversas relações com a psicologia e foi muito gratificante poder refletir sobre até que ponto a mesma pode ser substituída por essa tecnologia que nos impacta cada dia mais em um evento que tem minha grande admiração.”

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda