COLHENDO FRUTOS: Prefeitura começou a plantar árvores frutíferas em praças de Jales



COLHENDO FRUTOS: Prefeitura começou a plantar árvores frutíferas em praças de Jales

O projeto Colhendo Frutos vai levar árvores frutíferas para as praças de Jales

  • Cores e sabores vão invadir as praças da cidade. A Prefeitura de Jales, por meio de sua Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente iniciou a semana colocando em prática um delicioso projeto. O “Colhendo Frutos” vai levar o plantio de árvores frutíferas para as praças.

    O objetivo é plantar árvores frutíferas em áreas públicas como bosque e praças para conectar as pessoas e a natureza. A secretária da pasta, Sandra Gigante e sua equipe, iniciaram o plantio na manhã de hoje, dia 18, pela Praça Dona Olga Belão Pêgolo, no Jardim Pêgolo.

    De acordo com a secretária, é feito um levantamento para definir o tipo de árvore frutífera que se adapta a cada espaço público antes de serem plantadas. “Primeiramente definimos que tipo de espécie será plantada em cada local. Precisam ser plantas com maior resistência às doenças. Observamos que crianças e idosos costumam frequentar nossas praças, essas árvores frutíferas mexem com nossa memória afetiva resgatando sabores e aromas. Além disso, nosso objetivo é que a população tenha acesso a esses produtos”, ressaltou Sandra.

    A praça do Jardim Pêgolo recebeu duas espécies de goiabeiras, cajueiros, amoreiras, coqueiros baianos e jabuticabeiras e uma espécie de árvores que produzem cajá-manga e macadâmia, respectivamente. Vale lembrar que todas as mudas são produzidas no Viveiro Municipal.

    “Vai ser muito bonito para as comunidades de cada bairro observarem as mudas ganhando formas e tamanhos, se transformando em árvores, produzindo frutos, proporcionando cores e sabores variados. Elas ainda vão esbanjar beleza e oferecer conforto para quem quiser descansar debaixo da sombra que vão oferecer. Queremos fazer os adultos e idoso lembrarem de suas infâncias e resgatar o costumo de colher frutas no pé e proporcionar às crianças esse prazer”, ressaltou Sandra Gigante.

    O prefeito da cidade, Luis Henrique Moreira, falou sobre a ideia. “O projeto Colhendo Frutos, que consiste no plantio de árvores frutíferas nas praças de Jales, vai garantir que nossa população tenha a oportunidade de um contato mais próximo com a natureza e tenha o prazer o a satisfação de conhecer o sabor das frutas colhidas no pé, livre de agrotóxicos. É uma ação de bem estar e saúde pública proporcionada por nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Um projeto muito bonito que vai deixar Jales mais colorida e agradável”.

    Presidentes de associações de moradores dos bairros de Jales que se interessarem pelo projeto Colhendo Frutos e pelo plantio de árvores frutíferas em seus bairros podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (17) 3621 6688.


    A secretária Sandra Gigante com a equipe da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que lançou o “Projeto Colhendo Frutos” em Jales


    Árvores frutíferas começaram a ser plantadas em praças públicas da cidade


    Mudas de espécies como goiabeiras, cajueiros, amoreiras, coqueiros baianos, jabuticabeiras, e de árvores que produzem cajá-manga e macadâmia foram plantadas


    O projeto começou pela Praça Dona Olga Belão Pêgolo, no Jardim Pêgolo


    O objetivo é plantar árvores frutíferas em áreas públicas como bosque e praças para conectar as pessoas e a natureza


    Outras praças de Jales vão receber o projeto Colhendo Frutos

     

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda