Covid-19: Jales vai começar a vacinar idosos com 90 anos ou mais a partir da próxima segunda-feira



Covid-19: Jales vai começar a vacinar idosos com 90 anos ou mais a partir da próxima segunda-feira

Nas duas primeiras remessas de vacinas que chegaram, Jales recebeu doses da Coronavac e Oxford/AstraZeneca para vacinar profissionais de saúde e morad

  • Excelente notícia: após vacinar contra a Covid-19 os profissionais de saúde que atuam no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Jales vai iniciar, na próxima segunda-feira, dia 08 de fevereiro, a vacinação de idosos com 90 anos ou mais. A previsão do governo de São Paulo é de que uma semana depois, o programa seja ampliado para atender também pessoas com idades entre 85 e 89 anos.

    Segundo dados da Coordenadoria de Controle de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado, Jales possui aproximadamente 250 idosos com 90 anos ou mais. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Municipal e responsável pela imunização no município, Renata Forti Rachieli informou que “se tudo correr conforme está previsto no cronograma e recebermos a vacina nesta semana, essas pessoas serão vacinadas em sistema de Drive Thru em local que ainda será definido. Já os familiares de idosos acamados e impossibilitados de se locomoverem, devem procurar as unidades de saúde a que pertencem e comunicar a situação para que os profissionais da Saúde possam ir até as residências e vaciná-los”.

    A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é receber, até na quinta-feira, dia 04 de fevereiro, mais 630 doses da vacina Coronavac para a imunização de profissionais de saúde e outras 250 para os idosos com 90 anos ou mais.

    “Com a primeira remessa, contendo 920 doses de Coronavac, do Instituto Butantan, que chegou à Secretaria de Saúde de Jales no dia 20 de janeiro, foi determinado que direcionássemos aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid. No dia 27 de janeiro, chegaram as 710 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com o Laboratório AstraZeneca.  Com esse total de 1630 doses foi possível vacinar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, incluindo os da Santa Casa, além de outros profissionais de saúde do município que trabalham nas unidades básicas de saúde, SAMU, UPA, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Hospital de Amor, Centro de Reabilitação, Centro de Diagnóstico, SAE/CTA,  laboratórios do município, além de 93 pessoas no Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, entre elas os idosos que moram no local e os cuidadores que trabalham no lar”, informou Renata.

    Vale ressaltar que, segundo definição da Coordenação Geral do PNI (Programa Nacional de Imunização), trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Incluem-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

    Até a tarde da terça-feira, dia 02 de fevereiro, haviam sido vacinados em Jales 1.170 pessoas. 460 doses estavam disponíveis para dar continuidade à imunização de profissionais da saúde. “Com essas doses e com as que devem chegar na quinta-feira, deveremos vacinar até a próxima sexta-feira, dia 05, profissionais que atuam em clínicas de imagem (Raio-X, ultrassom e tomografias), consultórios particulares (dentistas, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, recepcionistas, profissionais de limpeza, entre outros), além de profissionais do Centro de Reabilitação do ARE, 20 pessoas de uma casa de repouso para idosos, Ambulatório de Saúde Mental e Caps”, finalizou Renata.

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda