RESPONSABILIDADE: jalesense que não aceitar determinada marca de vacina terá que assinar Termo de Recusa



RESPONSABILIDADE: jalesense que não aceitar determinada marca de vacina terá que assinar Termo de Recusa

A decisão foi tomada em conjunto pelos servidores da Secretaria de Saúde e anunciada pela secretária Nilva Gomes Rodrigues de Souza

  • Fique atento! a partir de amanhã, dia 02 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Jales vai passar a exigir a assinatura de um “termo de recusa” das pessoas que se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19 por não aceitar determinada marca do imunizante.

    Atualmente em Jales, as doses aplicadas são da Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Janssen. A medida foi comunicada pela secretária da pasta Nilva Gomes Rodrigues de Souza e tem o objetivo de evitar que as pessoas deixem de se vacinar em função da escolha do fabricante da vacina. 

    De acordo com a secretária Nilva, será um termo simples, constatando que a Secretaria de Saúde ofereceu a vacina, dentro do calendário, mas a pessoa se recusou a tomar. “No termo não iremos colocar o nome da vacina, mesmo porque nem devemos. Vamos nos resguardar apenas para ter como comprovar, se necessário, que a pessoa se recusou a receber a vacina que nós tínhamos no momento em que foi se vacinar”.

    A enfermeira Renata Forti Rachieli, responsável pela imunização em Jales, frisou que “cada recebimento de grade de vacina vem determinado para qual grupo de pessoas deve ser aplicado. Não podemos fazer reservas. Somente as gestantes e puérperas têm o direito de tomar uma vacina específica, já que elas podem se imunizar apenas com a CoronaVac ou Pfizer”.

    Vacina Sim

    A chefe do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, afirmou na segunda-feira (21), que as vacinas disponíveis até o momento são eficazes em reduzir casos graves de Covid-19 mesmo contra a variante delta. Ela reafirmou, no entanto, que as duas doses da vacina são importantes para garantir a proteção completa e alertou para o surgimento de uma "constelação de variantes" no futuro que pode se tornar um problema para a imunização se ela não for acelerada.

     

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda