TRÂNSITO: Semana Nacional do Trânsito em Jales: Escolha a Vida!



TRÂNSITO: Semana Nacional do Trânsito em Jales: Escolha a Vida!
  • A Semana Nacional do Trânsito é um momento crucial para refletirmos sobre a segurança nas estradas e vias urbanas. Neste período, que vai de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, se une ao esforço nacional para conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade no trânsito.
    Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito tem como tema "No trânsito, escolha a vida", conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. Durante estes dias serão promovidas diversas atividades, incluindo a distribuição de folhetos informativos nas escolas e um concurso de redação entre os alunos do 3° ano da Rede Municipal de Ensino. Os dois primeiros colocados receberão prêmios especiais em reconhecimento ao seu engajamento na promoção da segurança no trânsito.
    Em Jales, no período de janeiro a junho de 2023, foram registrados 121 boletins de ocorrência referentes a sinistros de trânsito com vítimas nas vias municipais. Esses números são motivo de preocupação, especialmente quando se leva em conta que a frota de veículos da cidade supera em 994 unidades a população local.
    “É importante ressaltar que a frota de Jales é de 49.770 veículos, segundo a SENATRAN; enquanto a população é de 48.776 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. Portanto, são quase mil veículos a mais que habitantes no município. A educação para o trânsito é um direito de todos e um dever para os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Consciente dessa responsabilidade, a Prefeitura de Jales realiza ações educativas ao longo do ano, com ênfase nas campanhas ‘Maio Amarelo’ e também este mês, devido a Semana Nacional de Trânsito”, afirmou o Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Altair Ramos Leon.
    O trânsito no Brasil é responsável por números alarmantes: 45 mil mortes anuais e prejuízos econômicos estimados em R$ 50 bilhões, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA.
    “A equipe da Mobilidade Urbana acredita que todos podem contribuir para mudar esse cenário desafiador. Basta que cada um esteja envolvido na luta contra a violência no trânsito e no respeito às leis e à sinalização. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas. Respeite as leis de trânsito e faça parte dessa causa. A segurança no trânsito começa com você”, reiterou o chefe da divisão de administração, educação e fiscalização de trânsito, Vitor Nucci.

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda