VEM CADASTRAR TAMBÉM: Polícias Federal e Militar fazem cadastro para doação de medula óssea



VEM CADASTRAR TAMBÉM: Polícias Federal e Militar fazem cadastro para doação de medula óssea

Bela ação realizada pelas polícias Federal e Militar de Jales foram em prol do Hospital de Amor

  •  

    A notícia é da jornalista Dara Freitas, que integra a linda equipe do Hospital de Amor. Ela contou que a instituição, em parceria com a Polícia Federal e Militar de Jales, fez um mutirão para cadastros de doação de medula óssea, na última quarta-feira. Ao todo, foram realizados 32 registros de policiais e colaboradores da PF e da PM. Um gesto de amor ao próximo que pode –e deve- ser tomado como exemplo.
    A iniciativa partiu da Polícia Federal de Jales e, segundo o delegado, Dr. Cristiano Pádua da Silva, o objetivo era ajudar a propagar a informação de que a doação é simples e pode salvar muitas vidas. “Cada um precisa fazer a sua parte e nós resolvemos fazer a nossa. Mobilizamos os funcionários e a intenção é movimentar o maior número de pessoas possíveis", afirmou Cristiano.
    O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) mostra que o transplante de medula óssea pode ajudar no tratamento de 80 doenças diferentes e é a chance de cura de muita gente. Leucemia e linfoma são os mais frequentes.
    “Em nome do Hospital de Amor, eu quero agradecer a todos pela iniciativa e dizer que esta é uma ação muito importante, pois aumentam as chances de encontrar um doador compatível”, afirmou a gerente administrativa da unidade, Camila Venturini.
    Na oportunidade, o delegado também agradeceu a equipe do hospital, a polícia militar e todos os envolvidos pela dedicação nesta ação solidária.

    DOAÇÃO

    Para se cadastrar basta preencher uma ficha e doar um pouco de sangue. O voluntário irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador, que será enviado para análise de histocompatibilidade (HLA) - um teste de laboratório para identificar suas características genéticas, que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.
    Para os interessados em fazer o cadastro de doação, o Hospital de Amor de Jales faz a coleta todos os dias, das 09h às 10h. É necessário estar munido dos documentos pessoais, como RG, CPF e cartão do SUS, ter entre 18 e 55 anos e não estar em tratamento oncológico. O doador deve estar em bom estado de saúde. Não é necessário estar em jejum e nem agendar.
    Mais informações sobre o cadastro de medula óssea podem ser obtidas diretamente no site do Registro Nacional: http://www.redome.inca.gov.br/.

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda